A SORRIR DAMOS CONFIANÇA

Pedagogia

No Canto Alegre há sempre lugar para Aprender e Brincar.
Entre na nossa Filosofia!

"A Educação pré-escolar é a primeira etapa da Educação Básica ao longo da Vida"


Na nossa escola procuramos proporcionar à criança bem-estar e segurança. Toda a nossa equipa de trabalho zela para que esta se sinta acolhida, valorizada e escutada, promovendo a sua auto estima e desejo em aprender coisas novas.

As nossas actividades são pensadas em fomentar o desenvolvimento pessoal e social da criança. Um bom exemplo disso são as mostras de Folclore realizadas no exterior, em comunidade e com apoio e amor da família por perto.

Pretendemos a inserção da Criança em grupos sociais diversos respeitando o próximo e as diferentes etnias.

Também as nossas rotinas diárias são elaboradas de modo a estimular o desenvolvimento global da criança, respeitando sempre a sua singularidade assim como proceder ao despiste de eventuais inadaptações que possam surgir para que o seu crescimento e encaminhamento sejam o mais natural possível.

Somos uma escola inclusiva e oferecemos a cada criança condições estimulantes para o seu desenvolvimento e aprendizagem.

A cada ano lectivo é elaborado um plano de acção e um projecto educativo que têm como base as orientações curriculares do Ministério da Educação e são criados em equipa pela coordenação e educadoras. Fazem parte dessas orientações curriculares vários domínios tais como: os temas de vida, o conhecimento do mundo, a abordagem à linguagem e à escrita, o cálculo matemático (blocos lógicos, cuisenaire, calculadores multibásicos, dons de fröebel) e o domínio das expressões dramática, plástica e musical.


Pretendemos também incentivar a sua criatividade, o gosto pela arte e o pensamento crítico.

Procuramos trabalhar a "Família", interagindo com os pais e transmitindo a noção de que a "Família" é a primeira e principal "Instituição Educativa" da Criança.

Existe um regulamento interno destinado a toda a comunidade interveniente, criado com base em orientações fornecidas pelos órgãos educativos e tem como principais objectivos: regular o bem-estar do dia-a-dia escolar, zelar pelo bom funcionamento da escola, promover a qualidade dos serviços prestados bem como garantir que a criança seja tratada com igualdade, respeito e correcção.

Assim, quando uma criança entra na nossa escola, irá viver momentos e tempos de socialização diferenciados daqueles que viveu até essa altura, por acontecer num espaço novo, com muitas pessoas novas. Uma nova aventura irá iniciar.


Canto Alegre - Creche e Jardim de Infância +(00) 351 21 213 17 12 - cantoalegre.infantarios@gmail.com
Quinta Manuel Miquelino Rua 21 nº1, Penalva, 2835-603 Barreiro - Setúbal - Portugal