A SORRIR DAMOS CONFIANÇA

Edifício

Aqui cada criança parte à descoberta do seu mundo de Fantasia.
Descubra também este canto de Magia!

O Canto Alegre é um espaço profissional de educação e lazer, de cuidados físicos e emocionais, de desenvolvimento e socialização ao serviço da Criança, com 700m2 cobertos e 250m2 de recreio.

Mantendo a traça da antiga arquitectura portuguesa, todo o projecto foi concebido de forma a transmitir o maior conforto possível, através da criação de espaços amplos e ricos em luz natural, necessários para o bom funcionamento das actividades lectivas. O edifício desenvolve-se em três pisos onde estão presentes várias áreas: as salas de aula, os espaços de actividades, as salas de apoio e as zonas de serviço.

No Canto Alegre, a criança interage livremente porque cada espaço é um motivo para iniciar uma nova aventura.


Descrição Fotos

1º Berçário (3 aos 12 meses)

Biberon, Caminha e Xuxinha...

É neste espaço composto pela Sala-Parque e o Berçário que ocorrem as primeiras experiências dos Bebés... São os afectos, os cheiros, o tacto, a descoberta das cores, do seu corpo, do espaço, do outro, dos sons... Os mobiles, as caixas de música, os livros de pano, o espelho, o tapete do cantinho do bebé, a barra de locomoção, entre outras coisas estão sempre à disposição do Bebé. Prevalece o bem estar, o colinho e a papinha que é preparada a rigor na Copa de Leites de serviço exclusivo a estas idades.


Fotos Descrição

2º Berçário (12 aos 24 meses)

Os meus primeiros passinhos, cá vou eu... saiam da frente...

Sala da aquisição da marcha.Também nesta sala o afecto, o contacto físico são muito importantes. A descoberta e a curiosidade começam a fazer parte integrante da exploração activa das crianças. Para além da barra de locomoção de apoio à sua movimentação e controlo corporal, esta sala integra diversas aprendizagens específicas, nomeadamente as peças de encaixe, os livros de pano, o tapete de actividades, brinquedos, casinha, aparelhos de sons e em simultâneo se disponibilizam espaços livres ligados à pintura, música e o gosto pela arte.


Descrição Fotos

Creche (2 aos 3 anos)

Começo a ficar grande... Como o meu Papa e a minha Mamã...

Nesta sala de transição para o jardim de Infância, as brincadeiras ao faz de conta começam a ganhar forma. Mantendo as necessidades de conforto, de segurança física e psicológica, as crianças socializam-se e interagem mais umas com as outras… Os espaços da sala começam a dividir-se para dar espaço à área da casinha, ao espaço do conto, ao espaço da música, a área dos blocos / Legos / encaixes diversos passando pela mesa de trabalho que irá proporcionar novas experiências ao nível da pintura e da expressão plástica.


Fotos Descrição

Sala Azul (3 anos)

De saquinha aos quadradinhos... lá dentro vão os meus livrinhos...

Nesta sala, as brincadeiras com os amigos e a exploração do Mundo são uma constante. Com Alegria e Magia a criança consegue de uma forma fácil visualizar todo o espaço de aprendizagem, apercebendo-se de tudo o que a sala coloca ao seu dispor... A zona da cozinha, a loja do centro comercial, a garagem para guardar os carrinhos, o castelo de D. Afonso Henriques, a área da leitura, os blocos lógicos, os Dons de Froebel, a música, a dança, as peças de empilhar e os jogos de abordagem à matemática já fazem parte do nosso dia a dia.


Descrição Fotos

Sala Verde (4 aos 5 anos)

Para a escola eu vou... aprender a ler e a escrever o A-E-I-O-U...

Para além das grandes amizades entre amiguinhos que já faz parte do nosso espírito, esta sala Verde procura ordenar todas as actividades ao dispor da criança nos seus tempos... O quadro preto de giz e o quadro branco para caneta de acetato ganharam o seu espaço nesta sala, a área do cabeleireiro também existe, a música - já é moderna, a dança conjunta ganha forma através do folclore, os jogos de sociedade, os legos, os enfiamentos, os blocos lógicos, os jogos diversos, as primeiras noções em Inglês, os primeiros passos na informática e o cálculo matemático (Cuisenaire, Tangran, Geoplano, Puzzles) já são uma realidade constante, mas sempre doseado no seu devido tempo.


Fotos Descrição

Sala Amarela




Piso especial para crianças

O piso das salas dos mais pequeninos tem um revestimento vinílico Anti-alérgico que reproduz a beleza da madeira e realça as cores decorativas de cada sala favorecendo um ambiente calmo às crianças. É térmico, sobe arredondado pelo rodapé (maior higiene e segurança), não escorrega e é muito confortável ao caminhar graças à sua excelente capacidade de absorção de impactos.


Canto Alegre - Creche e Jardim de Infância +(00) 351 21 213 17 12 - cantoalegre.infantarios@gmail.com
Quinta Manuel Miquelino Rua 21 nº1, Penalva, 2835-603 Barreiro - Setúbal - Portugal